De Camaçari para o mundo !! Conheça Wendell lateral-esquerdo do Porto convocado para a Seleção Brasileira
01/03/2024 | 15:29:35 Paulo Melo
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (1), o técnico Dorival Júnior fez sua primeira convocação na Seleção Brasileira. O atual comandante campeão da Copa do Brasil estará a frente da equipe que realizará amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março, respectivamente.

Em sua primeira lista, Dorival incluiu algumas novidades e dará oportunidades a jogadores pouco reconhecidos, mas que vêm se destacando no âmbito europeu. Um deles é Wendell, lateral-esquerdo do Porto.

Wendell, agora da Seleção, surgiu como uma revelação no sul do Brasil, atuando pelo Paraná. Posteriormente, passou pelo Londrina, mas ganhou maior projeção no Grêmio, onde fez meses positivos, entre 2013 e 2014, quando foi negociado com o Bayer Leverkusen por cerca de 6,5 milhões de euros.

A trajetória do lateral na Alemanha foi aclamada e muito reconhecida pelos torcedores locais, embora às vezes invisível em seu país natal. Foram sete anos jogando pelos "Onze da Fábrica", com 250 partidas, oito gols e 18 assistências. Faltou, porém, o ato de levantar um troféu, o que se faria altamente presente em seu desafio seguinte.

Nasceu no Ceará, mas morou e cresceu na Gleba E, Bairro de Camaçari, foi comprado pelo Porto por um valor inferior ao pago pelo Leverkusen, mas com muita moral em Portugal. Desde então, já tem 93 jogos, com seis gols e oito assistências. Entre momentos de oscilação entre titularidade e banco de reservas nos anos atuando pelos Dragões, o jogador demorou para pisar no acelerador, mas vive um momento iluminado, com cinco participações em gols em 22 jogos na temporada. Além disso, já conta com as conquistas da Liga Portugal de 2021-22 e de mais quatro títulos a nível nacional.

Esta, porém, não é a primeira vez que Wendell é chamado para defender a Seleção. Em setembro de 2016, recebeu a oportunidade de Tite após lesão de Marcelo, sendo chamado para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, contra Bolívia e Venezuela. Entretanto, nas duas ocasiões, ficou apenas no banco de reservas.

Antes da vitória contra o Arsenal, pela ida das oitavas da Champions League, no dia 21 de fevereiro, o lateral havia sido questionado sobre uma possibilidade de ida à Seleção, e não titubeou.

- A forma que estou trabalhando vem me deixando animado para brigar por uma vaga na Seleção. A escolha pelo Dorival foi a melhor. Ele vem se sobressaindo no Brasil, foi bem no Ceará, conquistou taças importantes no Flamengo e no São Paulo… creio que ele está bem preparado para o cargo, e sei que posso estar sendo monitorado — disse na ocasião, em entrevista ao "ge”.

Wendell que para galera da Gleba E, sempre é conhecido como “Gemeu”, filho de Dona Conceição e de Palito, maiores incentivadores de sua carreira.

Compartilhe!
Destaques Destaques
Redes Sociais Redes Sociais
Publicidade Publicidade