CBF anuncia redução dos Estaduais para 11 datas a partir de 2026
28/05/2025 | 18:31:29 Paulo Melo
Foto: Getty Images

A partir da temporada 2026, os Campeonatos Estaduais terão apenas 11 datas reservadas para suas disputas, conforme anunciado por Samir Xaud, novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A medida cumpre uma das promessas de campanha de Xaud e reduz significativamente as 16 datas utilizadas em 2025, atendendo a um pleito de clubes como Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, que disputarão o Mundial de Clubes.

A decisão enfrenta resistência, especialmente da Federação Paulista de Futebol (FPF), que será uma das mais impactadas devido ao maior número de jogos no Campeonato Paulista. Inicialmente, a redução será aplicada aos clubes da Série A, mas, segundo apuração da CNN Esportes, há discussões internas para estender a medida também às equipes da Série B.

Em 2025, diversos Estaduais ultrapassaram o limite de 11 datas, evidenciando a necessidade de ajuste. Veja os campeonatos que excederam o novo limite proposto:

  • Maranhense: 18 datas

  • Goiano: 17 datas

  • Paranaense: 17 datas

  • Paulista: 16 datas

  • Rondoniense: 16 datas

  • Carioca: 15 datas

  • Catarinense: 15 datas

  • Capixaba: 15 datas

  • Sul-Mato-Grossense: 15 datas

  • Pernambucano: 14 datas

  • Mato-Grossense: 14 datas

  • Baiano: 13 datas

  • Sergipano: 13 datas

  • Paraibano: 13 datas

  • Potiguar: 13 datas

  • Mineiro: 12 datas

  • Gaúcho: 12 datas

  • Paraense: 12 datas

  • Brasiliense: 12 datas

  • Piauiense: 12 datas

A reformulação visa equilibrar o calendário do futebol brasileiro, aliviando a sobrecarga de jogos para os clubes e alinhando o Brasil às práticas de competições internacionais. A expectativa é que a mudança traga mais dinamismo e competitividade aos Estaduais, embora ainda enfrente debates entre federações e clubes.

Compartilhe!
Destaques Destaques
Redes Sociais Redes Sociais
Publicidade Publicidade