Seleção feminina de vôlei supera Bélgica e mantém embalo na Liga das Nações
18/06/2025 | 18:12:12 Paulo Melo
Foto: Getty Images

A seleção brasileira feminina de vôlei começou com o pé direito a segunda semana da Liga das Nações, em Istambul, na Turquia. Nesta quarta-feira (18), o Brasil venceu a Bélgica por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 24/26, 25/16 e 25/15. Com o resultado, a equipe comandada por José Roberto Guimarães segue na quinta colocação geral, acumulando quatro vitórias (República Tcheca, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica) e uma derrota (Itália). Atual vice-líder do ranking mundial, o Brasil agora se prepara para enfrentar o Canadá, nono colocado, na sexta-feira (20), às 13h30 (horário de Brasília), em busca do inédito título do torneio.

O destaque da partida foi a ponteira Ana Cristina, que brilhou com 22 pontos. A teuto-brasileira Júlia Bergmann também teve atuação inspirada, contribuindo com 14 pontos. Outro momento marcante foi a estreia da oposta Rosamaria nesta edição da Liga, reforçando o elenco brasileiro. Pela Bélgica, a ponteira Herbots (18 pontos) e a oposta Martin (8 pontos) foram as principais pontuadoras.

A vitória dá novo fôlego à seleção, que havia encerrado a primeira semana de jogos no Rio de Janeiro, no dia 8 de junho, com uma derrota por 3 a 0 para a Itália, líder do ranking mundial. “Essa vitória nos traz confiança para os próximos desafios. Estamos focadas em evoluir a cada jogo”, destacou Ana Cristina após a partida.

Além de Ana Cristina e Júlia Bergmann, o técnico Zé Roberto escalou a levantadora Roberta, a ponteira Helena, as opostas Jheovana e Tainara, as líberos Kika e Laís, e as centrais Diana, Júlia Kudiess, Lorena e Luzia. O elenco ainda conta com a oposta Kisy e as ponteiras Aline Segato e Gabi, que podem ser acionadas nas próximas rodadas.

Em sua sétima edição, a Liga das Nações conta pela primeira vez com 18 equipes, ranqueadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A fase inicial, com 12 partidas, vai até 13 de julho, classificando as oito melhores seleções para as quartas de final, marcadas para 23 a 27 de julho. A Polônia, anfitriã da fase final, já está garantida entre as oito.

Próximos jogos do Brasil na Liga das Nações:

  • 20/06: Brasil x Canadá – 13h30 – Istambul, Turquia

  • 21/06: Brasil x República Dominicana – 10h – Istambul, Turquia

  • 22/06: Brasil x Turquia – 13h30 – Istambul, Turquia

  • 10/07: Brasil x Bulgária – 00h – Chiba, Japão

  • 11/07: Brasil x França – 3h30 – Chiba, Japão

  • 12/07: Brasil x Polônia – 7h20 – Chiba, Japão

  • 14/07: Brasil x Japão – 7h20 – Chiba, Japão

Com um elenco talentoso e determinado, a seleção brasileira segue firme na luta pelo primeiro título da Liga das Nações, prometendo grandes emoções nas próximas rodadas.

Compartilhe!
Destaques Destaques
Redes Sociais Redes Sociais
Publicidade Publicidade