Maria Clara Pacheco é campeã mundial de taekwondo e traz ouro ao Brasil após 20 anos
24/10/2025 | 15:42:08 Paulo Melo
Foto: Reprodução

O Brasil voltou ao topo do taekwondo mundial. A jovem Maria Clara Pacheco, de 22 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria até 57 kg ao derrotar a sul-coreana Yu-Jin Kim, nesta sexta-feira, em Wuxi, na China. O feito encerra um jejum de duas décadas sem títulos mundiais, desde a conquista histórica de Natália Falavigna, em 2005.

Maria Clara chegou ao Mundial como número 1 do ranking e confirmou o favoritismo com atuações firmes e técnicas. Na estreia, superou a portuguesa Leonor Correia por 2 a 0. Em seguida, venceu a espanhola Laura Rodriguez Marquina por 2 a 1 e, nas quartas, derrotou a norte-americana Faith Dillon por 5 a 0. Na semifinal, enfrentou a chinesa Luo Zongshi — então campeã mundial — e brilhou ao vencer por 4 a 0. Na grande final, garantiu o ouro ao bater Yu-Jin Kim por 2 a 0, coroando uma campanha impecável.

“É uma emoção que não dá para descrever. Conquistar um título desse nível era o meu maior objetivo neste ano. Estou muito feliz e agradeço a todos que torceram por mim”, declarou a campeã mundial.

A conquista foi celebrada também por Natália Falavigna, referência da modalidade no país e última brasileira a alcançar o topo do pódio em um Mundial.

“Tive o privilégio de conquistar o ouro há 20 anos e fico emocionada em ver o Brasil novamente no lugar mais alto. A Maria merece demais, mostra como o nosso taekwondo evoluiu. Que venham muitas outras medalhas”, comemorou Falavigna.

Com o título, Maria Clara Pacheco não apenas entra para a história do esporte brasileiro, mas reforça o protagonismo do país na modalidade, reacendendo a esperança por novas conquistas internacionais no taekwondo.

Compartilhe!
Destaques Destaques
Redes Sociais Redes Sociais
Publicidade Publicidade