Foto: Victor Ferreira / EC Vitória O Vitória segue em busca de estabilidade dentro e fora de campo. Com o anúncio da saída do atacante Romarinho, feito na última segunda-feira, o Rubro-Negro chegou a oito jogadores contratados em 2025 que já deixaram o elenco. O número representa 27,6% das 29 aquisições feitas na temporada — praticamente um terço do total.
Entre as baixas, seis ocorreram por rescisão contratual e duas por empréstimo, todas com passagens discretas. Romarinho foi o primeiro reforço da segunda janela de transferências a encerrar vínculo com o clube. Ele atuou em apenas cinco partidas, somando 121 minutos em campo, sem gols nem assistências.
Apesar das saídas, há casos de atletas que podem retornar ao Barradão. O meia Wellington Rato, com contrato até o fim de 2027, e o goleiro Gabriel, vinculado até 2028, foram emprestados até o fim desta temporada para Goiás e Sport, respectivamente.
Gabriel chegou ao Vitória para suprir a possível saída de Lucas Arcanjo para o Fluminense, mas o negócio acabou não se concretizando. Com Arcanjo mantido como titular, o jovem goleiro foi cedido ao Sport, com a expectativa de voltar em 2026, já que o clube planeja negociar o atual dono da camisa 1.
Wellington Rato, por sua vez, desembarcou em Salvador como uma das principais apostas do clube, vestindo a camisa 10. Apesar de não corresponder totalmente às expectativas, segue como o principal garçom da equipe em 2025. No Goiás, reencontrou bom futebol e soma 17 jogos, com dois gols e duas assistências, ajudando o time na luta pelo acesso à Série A.
Outros contratados, como o lateral-esquerdo Hugo, os meio-campistas Thiaguinho, Bruno Xavier e Val Soares, além do atacante Léo Pereira, sequer entraram em campo pelo Brasileirão.
Entre as 29 contratações realizadas neste ano, oito se consolidaram como titulares sob o comando de Jair Ventura: Lucas Halter, Zé Marcos, Ramon, Baralhas, Ronald, Erick, Aitor e Renato Kayzer. Halter, capitão da equipe, é um dos pilares defensivos; Baralhas tornou-se peça fundamental no meio-campo; e Kayzer lidera a artilharia do time, com oito gols — mesma marca de Janderson, que já deixou o clube.
Com esse grupo, o Vitória tenta reagir no Campeonato Brasileiro e afastar o risco de rebaixamento. O próximo compromisso será neste sábado, às 16h (horário de Brasília), contra o Corinthians, no Barradão, pela 30ª rodada da competição.