Foto: Reprodução O Campeonato Baiano 2026 terá mudanças significativas em seu formato. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou nesta segunda-feira (3) que a competição será mais curta e terá semifinais e final disputadas em jogo único, em razão do novo calendário nacional definido pela CBF.
O estadual começará em 11 de janeiro e terminará em 8 de março, coincidindo com o início do Campeonato Brasileiro. O número total de datas foi reduzido de 13 para 11, e a primeira fase continuará com nove rodadas, classificando os quatro melhores times para o mata-mata.
A última rodada da fase classificatória está prevista para o dia 22 de fevereiro, enquanto as semifinais acontecerão nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, e a decisão do título será em 8 de março.
A reunião que definiu o novo formato contou com dirigentes dos dez clubes participantes da próxima edição: Bahia, Vitória, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Porto, Juazeirense, Jequié, Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira e Galícia.
A primeira fase seguirá em pontos corridos, com todos os clubes se enfrentando em turno único. As quatro melhores equipes avançam às semifinais, e os dois piores colocados serão rebaixados para a Série B de 2027.
No mata-mata, a grande novidade é o formato de jogo único, tanto nas semifinais quanto na final. O mando de campo será definido de acordo com a melhor campanha na fase inicial.
Os quatro primeiros colocados do Campeonato Baiano 2026 terão vaga na Copa do Brasil de 2027. Já na Copa do Nordeste, o campeão baiano ficará com a primeira vaga direta, enquanto a segunda será destinada ao clube mais bem colocado do estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
A terceira vaga, que garante presença na Pré-Copa do Nordeste, será do time melhor colocado no estadual — desde que não esteja nas Séries A ou B.
Além disso, os dois melhores colocados do Baianão, que não disputarem divisões nacionais, conquistarão vagas para a Série D de 2027. A terceira vaga poderá ser definida por meio de uma nova competição promovida pela FBF no segundo semestre — caso ela não aconteça, a vaga será repassada ao Campeonato Baiano.
Com o novo formato, a FBF busca otimizar o calendário e tornar o estadual mais competitivo e atrativo, equilibrando tradição e modernidade no futebol baiano.