Foto: Victor Ferreira / EC Vitória A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro por conta dos ajustes necessários devido às finais da Copa Sul-Americana e da Libertadores. As alterações, no entanto, desagradaram profundamente o presidente do Vitória, Fábio Mota, que classificou a decisão como “absurda” e “prejudicial ao clube”.
A partida entre Palmeiras e Vitória, válida pela 37ª rodada, originalmente marcada para 3 de dezembro, foi antecipada para o dia 19 de novembro, no Allianz Parque, coincidindo com a Data Fifa. Nesse mesmo dia também será disputado o clássico Fluminense x Flamengo. Já o confronto entre Bragantino e Vitória, pela 34ª rodada, passou a ser no dia 3 de dezembro.
As mudanças foram feitas em função da agenda das finais internacionais: o Atlético-MG enfrenta o Lanús na decisão da Sul-Americana no dia 22 de novembro, enquanto Palmeiras e Flamengo jogam a final da Libertadores em 29 de novembro.
A decisão gerou forte reação no presidente rubro-negro:
“Estou revoltado. Atrapalharam o Vitória por duas razões: colocaram o Bragantino para jogar contra o Atlético-MG num dia em que o Atlético usará um time misto, pensando na final da Sul-Americana. E colocaram a gente para enfrentar o Palmeiras, depois da Data Fifa, com o time completo deles. Essa inversão só favorece Bragantino e Palmeiras. Fiquei sabendo pela imprensa. É um absurdo. Desequilibraram o campeonato. Já tínhamos tudo planejado — viagens, logística — e agora teremos que refazer tudo”, desabafou Fábio Mota em entrevista ao jornalista Venê Casagrande.
O dirigente ainda reforçou que o Vitória não foi consultado pela entidade antes das mudanças:
“Não recebemos nenhum contato e não concordamos com essa alteração. Se for confirmada, será imposta de cima para baixo. Essa mudança prejudica o Vitória e desequilibra o campeonato. Teríamos que jogar na Data Fifa, mas nossos concorrentes não vão atuar nesse período.”
16/11 (Data Fifa) – Red Bull Bragantino x Atlético-MG
19/11 (Data Fifa) – Palmeiras x Vitória
19/11 (Data Fifa) – Fluminense x Flamengo
22/11 – Final da Sul-Americana: Atlético-MG x Lanús
25/11 – Atlético-MG x Flamengo
25/11 – Grêmio x Palmeiras
29/11 – Final da Libertadores: Palmeiras x Flamengo
03/12 – Atlético-MG x Palmeiras
Com o clima de insatisfação nos bastidores, o Vitória estuda maneiras de formalizar um protesto junto à CBF, alegando falta de isonomia e prejuízo técnico nas rodadas finais do Brasileirão.