Foto: Getty Images No penúltimo amistoso de 2025, a Seleção Brasileira encontrou dificuldades, mas soube controlar a partida para vencer Senegal por 2 a 0, em Londres. Os gols de Estêvão e Casemiro, ambos no primeiro tempo, garantiram a quarta vitória do Brasil em oito jogos sob o comando de Carlo Ancelotti.
O duelo começou movimentado. Logo aos dois minutos, Senegal levou perigo após cruzamento que passou por toda a área. A equipe africana manteve a pressão, e Ismailla Sarr obrigou Ederson a intervir. O Brasil respondeu rapidamente: Matheus Cunha acertou a trave e Vini Jr parou em boa defesa de Mendy.
Com o avanço senegalês na marcação alta, a saída de bola brasileira ficou mais difícil. Quando a equipe conseguiu retomar o ritmo, passou a dominar as ações. Aos 16 minutos, Matheus Cunha cabeceou no travessão após cruzamento de Bruno Guimarães. Rodrygo ainda exigiu grande defesa de Mendy.
Aos 27 minutos, o placar foi inaugurado. Após tentativa de Casemiro de acionar Bruno Guimarães, a defesa afastou mal e a bola sobrou limpa para Estêvão finalizar cruzado: 1 a 0. O segundo gol veio oito minutos depois. Em jogada ensaiada, Casemiro apareceu livre na área e completou para ampliar. O lance gerou reclamações dos senegaleses por possível falta de Militão, mas a arbitragem validou o gol.
A reta final do primeiro tempo teve nova pressão de Senegal. Gabriel Magalhães e Militão evitaram o gol adversário, e Ederson fez ótima defesa em finalização de Sarr. Os senegaleses ainda pediram pênalti, o que elevou o clima em campo, mas a discussão não passou do empurra-empurra.
O segundo tempo começou com susto para o Brasil. Depois de erro na saída de bola, Ndiaye acertou a trave com o gol aberto. Senegal aumentou o ritmo e acumulou oportunidades, principalmente com chutes de média distância e cruzamentos. O Brasil, porém, conseguiu explorar contra-ataques.
Ancelotti aproveitou a etapa final para realizar testes, colocando em campo João Pedro e Paquetá nos lugares de Matheus Cunha e Rodrygo, alternando a equipe com um centroavante de referência e um meia articulador.
A Seleção volta a jogar na próxima terça-feira, contra a Tunísia, às 16h30 (de Brasília), em Lille, encerrando seu calendário de 2025.
✅ FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 0 SENEGAL
AMISTOSO
📆 Data e horário: Sábado, 15 de novembro, às 13h (de Brasília)
📍 Local: Emirates Stadium, em Londres (ING)
🥅 Gols: Estêvão, aos 27' e Casemiro, aos 35' do primeiro tempo (BRA)
🟨 Cartões amarelos: Antoine Mendy e Koulibaly (SEN); Casemiro (BRA)
🔴 Cartão vermelho: -
🟨 Árbitro: Jarred Gillett
🚩 Assistentes: Dan Cook e Neil Davies
🏁VAR: Matt Donohue
⚽ ESCALAÇÕES
Brasil (Técnico: Carlo Ancelotti)
Ederson; Éder Militão, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Wesley) e Alex Sandro (Fabrício Bruno); Casemiro e Bruno Guimarães; Estêvão (Luiz Henrique), Rodrygo (Paquetá) e Vini Jr (Caio Henrique); Matheus Cunha (João Pedro).
Senegal (Técnico: Pape Thiaw)
Edouard Mendy; Mendy (Diouf), Koulibay, Niakhaté e Jakobs; Pape Gueye (P. Ciss), Idrissa Gueye, Ndiaye (Sabaly), Pape Sarr (Nicolas Jackson) e Ismaila Sarr (Ndiaye); Sadio Mané (Mbaye).