Foto: Nelson Terme/CBF O Brasil está nas quartas de final do Mundial Sub-17. Nesta terça-feira, a Seleção empatou por 1 a 1 com a França no tempo normal e avançou nas cobranças de pênaltis, graças mais uma vez à grande atuação do goleiro João Pedro. Agora, a equipe aguarda o vencedor de Marrocos x Mali, duelo marcado para a próxima sexta-feira.
A partida começou em ritmo forte. Aos dois minutos, a comissão técnica brasileira pediu revisão por um possível pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. Com o passar dos minutos, o Brasil tentou controlar a posse de bola, enquanto a França buscava velocidade nos contra-ataques. Aos 22, Ruan Pablo levantou uma bola perigosa em cobrança de falta, e o goleiro Jourdren quase se complicou.
Aos 29 minutos, o árbitro marcou pênalti após disputa entre João Pedro e Camara. Depois da checagem no VAR, a penalidade foi confirmada. Batola cobrou, João Pedro defendeu, mas Himbert aproveitou o rebote e abriu o placar para os franceses.
O Brasil tentou reagir e cresceu nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 45+, Ruan Pablo fez jogada individual pela esquerda e finalizou, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo, mantendo a vantagem francesa na ida ao intervalo.
No segundo tempo, a Seleção voltou com mais presença ofensiva. Aos dois minutos, Ruan Pablo cobrou falta com força, Jourdren espalmou e, no rebote, Luis Eduardo acertou o travessão. Aos 10, João Pedro fez grande defesa para impedir o segundo gol em chute de Mounguegue.
As mudanças no time surtiram efeito. Aos 13, Gabriel Mec entrou e, logo em seu primeiro lance, cruzou para Dell, que perdeu grande chance na pequena área. O Brasil mantinha o controle, mas esbarrava na defesa francesa.
Aos 35 minutos, o árbitro revisou um lance em que Pietro foi derrubado na área e assinalou pênalti. Ruan Pablo, porém, acertou a trave e perdeu a chance do empate.
Quando o jogo encaminhava-se para a vitória francesa, Pietro acertou um belo chute no ângulo aos 44 minutos e deixou tudo igual. Nos acréscimos, a França ainda pediu pênalti, mas a arbitragem descartou após nova análise do VAR.
A decisão foi para os pênaltis. Assim como na fase anterior, contra o Paraguai, o Brasil mostrou segurança. João Pedro defendeu logo a primeira cobrança francesa, feita por Camara. Dell abriu as cobranças do Brasil e marcou. Depois disso, Luis Pacheco, Gabriel Mec e Pietro alternaram acertos e erros com os franceses. João Pedro voltou a brilhar ao pegar a bola batida por Leccese.
Coube a Ruan Pablo, que havia perdido um pênalti no tempo normal, cobrar o último. Com tranquilidade, o meia converteu e garantiu a classificação brasileira para as quartas de final.
O Brasil segue vivo e encara Marrocos ou Mali na próxima fase, mantendo o sonho do título mundial.
✅ FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 (4) X 1 (3) FRANÇA
OITAVAS DE FINAL - COPA DO MUNDO SUB-17
🗓️ Data e horário: terça-feira, 18/11/2025 - 10h30
📍 Local: complexo esportivo Aspire Zone, em Doha (Catar)
🥅 Gols: Himbert, aos 32' do 1º tempo (FRA), Pietro, aos 44' do 2º tempo (BRA)
🟨 Cartões amarelos: -
🔴 Cartão vermelho: -
🟨 Árbitro: Rustam Lutfullin (UZB)
🚩 Assistentes: -
🏁VAR: -
⚽ ESCALAÇÕES
Brasil (Técnico: Carlos Eduardo Patetuci)
João Pedro; Angelo, Luis Eduardo, Luccas Ramon e Arthur Ryan; Tiago, Zé Lucas, Felipe Morais; Ruan Pablo, Kayke (Gabriel Mec), Dell.
FRANÇA (Técnico: Lionel Rouxel)
Jourdren; Batbedat, Nassoko, Lomet e Ounissi; Camara, Munongo (Leccese) e Lesueur; Himbert, Valero (Diarrassouba) e Batola (Mounguegue)