Foto: Nelson Terme / CBF A Seleção Brasileira Sub-17 garantiu vaga na semifinal da Copa do Mundo da categoria com uma vitória emocionante conquistada no último lance da partida. Nesta sexta-feira (21), na Aspire Zone, em Doha, no Catar, o Brasil derrotou o Marrocos por 2 a 1, com os dois gols marcados por Dell. Baha, de pênalti, descontou para os marroquinos.
O time brasileiro chegou às quartas de final após liderar o grupo que tinha Zâmbia, Indonésia e Honduras. Nas oitavas, superou o Paraguai nos pênaltis. Dono de quatro títulos da competição (1997, 1999, 2003 e 2019), o Brasil busca o quinto troféu.
O Marrocos, por sua vez, havia eliminado Mali por 3 a 2 na fase anterior e avançado no grupo como um dos melhores terceiros colocados, após golear a Nova Caledônia por 16 a 0.
O Brasil iniciou a partida com maior volume ofensivo. Logo nos primeiros minutos, os marroquinos pediram pênalti em um lance entre Luccas Ramon e Baha, mas a arbitragem manteve a decisão de campo após consulta ao VAR.
A equipe brasileira abriu o placar aos 15 minutos. Zé Lucas avançou pela direita e encontrou Ruan Pablo, que cruzou com precisão para Dell, jogador do Bahia, finalizar de primeira, sem chance para Bellarouch.
Mesmo superior, a Seleção desperdiçou boas oportunidades com Felipe Moraes, Ângelo, Ruan Pablo e Tiaguinho. Porém, nos acréscimos do primeiro tempo, Ângelo cometeu pênalti em El Aoud. Baha cobrou forte no meio do gol e empatou a partida.
Na volta do intervalo, o Brasil seguiu criando chances. Luccas Ramon finalizou logo aos três minutos, e Ângelo cruzou com qualidade para Gabriel Mec, que cabeceou firme. Na reta final, Pietro Tavares, Ângelo e Dell seguiram pressionando em busca da vitória.
O gol decisivo saiu aos 49 minutos. Após desvio de cabeça de Tiaguinho, Dell se antecipou ao goleiro, tirou o adversário da jogada e completou para as redes, garantindo a classificação brasileira. Conhecido como “Haaland do Sertão”, o atacante comemorou exaltando a superação da equipe e agradecendo o apoio recebido.
Brasil – Técnico: Dudu Patetuci
João Pedro; Ângelo (Luís Pacheco), Luís Eduardo, Luccas Ramon e Arthur; Zé Lucas, Tiaguinho e Kayke (Gabriel Mec); Morais (Pietro Tavares), Ruan Pablo e Dell.
Marrocos – Técnico: Nabil Baha
Bellaarouch; Zekri, Bellahsen, Soukrat e Bouhaddi; Saidi, El Aoud e Ibn Salah; El Khalfioui (Ouzane), Eddaoudi (Mouhoub) e Baha.