De olho em título antes da Copa, Firmino diz que perder Coutinho "seria muito ruim"
16/08/2017 | 10:15:23 Jorge Natan
Foto: Mowa Press

 O início da última temporada antes da Copa do Mundo é um momento chave para jogadores que fazem parte de seleções nacionais. Entre os que tentam afirmação em uma nova equipe e os que buscam mais minutos em campo, felizes são os que contam com a estabilidade de serem titulares em clubes de ligas importantes. Trata-se de um cenário no qual está inserido Roberto Firmino. Aos 25 anos, o alagoano vive a expectativa de disputar seu primeiro Mundial e tem a seu favor uma boa conjuntura: a confiança do técnico Jürgen Klopp, que o vê como peça importante do tradicional Liverpool (titular em 39 jogos em 2016/17), e a chance de disputar a Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês em uma mesma temporada, que terá pontapé inicial para o brasileiro, oficialmente, neste sábado, diante do Watford.

Convocado para defender a Seleção diante de Equador e Colômbia, no fim do mês, pelas eliminatórias, Firmino sabe que o técnico Tite acredita em seu desempenho, mas também tem ciência de que possui cada vez mais concorrentes, como o recém-chamado Luan, do Grêmio. Ainda assim, prefere não focar em estatísticas para impressionar na temporada anterior ao Mundial: acredita que o mais importante é conseguir seu primeiro título com a camisa dos Reds.

- Não gosto muito de trabalhar com números porque pode ser traiçoeiro para o atleta. Se eu pudesse ter uma meta na temporada, seria de poder conquistar títulos pelo Liverpool para entrar na história desse clube. Estou trabalhando muito para estar bem e ajudar o clube dentro de campo com muita garra e gols. Prefiro não determinar um número para não ficar focado somente nisso - disse, em entrevista por e-mail, o brasileiro, que se destacou na pré-temporada com três gols e quatro assistências em nove partidas.

A ambição do atacante, naturalmente, é compartilhada pelos torcedores, que não comemoram um título desde 2012, quando venceram a Copa da Liga Inglesa - a Champions não vem desde 2005, e o Campeonato Inglês foi conquistado pela última vez em 1990. Para muitos analistas, o Liverpool terá uma boa oportunidade de brilhar na temporada 2017/18 com um time amadurecido, sob o comando de um técnico que é atração por si só: Jürgen Klopp. E Firmino considera que os Reds estão entre os candidatos a levar o título da Premier League.

Mas as pretensões podem sofrer um duro golpe até o fim da janela de transferências, uma vez que Philippe Coutinho pode deixar o clube rumo ao Barcelona. Tratando como esperado o interesse dos catalães no compatriota, Firmino afirma não conversar sobre negociações com o amigo, mas é incisivo ao lamentar um possível adeus.

 

 

- Prefiro não pensar em uma saída dele porque seria muito ruim para o clube e certamente um amigo que deixaria de estar conosco no dia a dia.

 

Firmino diz que ainda é cedo para determinar um foco na temporada: o Campeonato Inglês ou a Liga dos Campeões, embora aposte que os Reds tenham fôlego para disputar as duas. A jornada europeia começará para o Liverpool em uma ocasião especial para o brasileiro: o reencontro com o Hoffenheim, sua ex-equipe, já nos playoffs, valendo vaga para a fase de grupos.

- Eu conheço bem o Hoffenheim e sei a qualidade e a organização do clube na busca pelos seus objetivos. Certamente teremos um adversário muito qualificado já no início do torneio, mas se queremos pensar em coisas grandes, temos que vencer times grandes desde o começo - avaliou.

 

Compartilhe!
Destaques Destaques