Começa na Alemanha a corrida dos especialistas pelas vagas olímpicas da Ginástica Artística
21/11/2018 | 10:44:37 GloboEsporte.com
Foto: Ricardo Bufolin/ CBG

De quarta-feira a domingo, a etapa de Cottbus da Copa do Mundo de Ginástica Artística reunirá atletas da elite mundial que começam a brigar por vagas individuais por aparelhos nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Novidade no calendário da Federação Internacional de Ginástica (FIG), é uma competição por aparelhos na qual participam atletas especialistas ou não. O evento em Cottbus será o primeiro de uma série de oito campeonatos a serem realizados até 2020. Os ginastas que somarem mais de três participações poderão buscar a classificação para a Olimpíada.

O Brasil será representado por Arthur Nory, medalhista de bronze no solo na Rio 2016, Francisco Barretto Júnior (finalista olímpico na Rio 2016), Lucas Bitencourt e Péricles da Silva no masculino. Eles serão acompanhados pelos técnicos Cristiano Albino e Marcos Goto.

Na disputa feminina, o time brasileiro terá atletas que foram finalistas olímpicas e também no último Mundial de Doha, com as ginastas Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane dos Santos e Rebeca Andrade. Os treinadores serão Francisco Porath Neto e Valeri Liukin.

Francisco, Lucas e Péricles se juntam à equipe na Alemanha. Os demais atletas vieram de um período de treinamento e competições disputadas na Suíça nos últimos dez dias.

- É um evento importante porque é o primeiro organizado pela Federação Internacional de Ginástica que permite aos especialistas começarem a buscar seu lugar em Tóquio 2020 - afirma Leonardo Finco, gerente de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica.

Programação da Copa do Mundo de Cottbus:

Quarta-feira - treino oficial das delegações
Quinta-feira - qualificação masculino: solo, cavalo com alças e argolas; qualificação feminino: salto e barras assimétricas
Sexta-feira - qualificação masculino: salto, paralelas e barra fixa; qualificação feminino: trave e solo
Sábado - finais masculino: solo, cavalo com alças e argolas; finais feminino: salto e barras assimétricas
Domingo - finais masculino: salto, paralelas e barra fixa; finais feminino: trave e solo

Confira o calendário dos campeonatos para especialistas da FIG

Cottbus (Alemanha) - torneios em 2018 e 2019
Melbourne (Austrália) - torneios em 2019 e 2020
Doha (Qatar) - torneios em 2019 e 2020
Baku (Azerbaijão) - torneios em 2019 e 2020

 

Compartilhe!
Destaques Destaques