Foto: André Durão A vaga na semifinal da Copa do Brasil 2022 valeu ao Fluminense a premiação de R$ 8 milhões. Nesta quarta-feira, o time eliminou o Fortaleza da competição com o empate em 2 a 2 no Maracanã - venceu a ida por 1 a 0. No total acumulado, o clube chegou a R$ 16,8 milhões. O campeão leva R$ 60 milhões.
O Fluminense vem de momentos complicados financeiramente nos últimos meses. O clube pagou na véspera do jogo o salário de julho, que estava atrasado.
As eliminações precoces na Libertadores e na Sul-Americana criaram dificuldades financeiras ao Fluminense, e o clube ainda tem algumas pendências em aberto, como uma folha de direitos de imagem e a terceira e última parcela do 13º do ano passado. Ultimamente, os salários CLT vêm atrasando alguns dias do que é previsto na lei, mas a diretoria tem mantido diálogo com o elenco para dar transparência e estipular prazos.
O Fluminense previa de R$ 100 milhões a R$ 120 milhões em vendas de jogadores em seu orçamento para 2022. Porém, com a saída de Luiz Henrique o clube garantiu menos da metade desse valor com os € 8 milhões de euros (R$ 44 milhões) – os € 5 milhões de euros de bônus só poderão ser atingidos pelo atacante no Betis, da Espanha. Enquanto não negocia outro nome de seu elenco, as premiações surgem como importante alternativa de arrecadação. A direção entende que se o time chegar à final da Copa do Brasil e também terminar o Campeonato Brasileiro no G-4, conseguirá fechar o ano no azul.