Foto: Reprodução Depois da cirurgia do joelho realizada em fevereiro, Alison dos Santos voltou a disputar sua principal prova nesta sexta-feira. Na etapa de Mônaco da Diamond League, o brasileiro ficou em segundo lugar nos 400m com barreiras, com 47s66. O campeão foi o norueguês Karsten Warholm, que fez o melhor tempo do ano, com 46s51. O tempo garante a presença de Piu também nessa prova nas Olimpíadas de Paris. É o segundo índice olímpico feito pelo brasileiro (ele já tem tempo nos 400m rasos).
Karsten liderou a prova de ponta a ponta. Alisson ficou muito próximo durante quase todo o percurso. Havia a expectativa de uma possível arrancada no final para brigar pelo ouro. Mas na saída da nona barreira Piu teve um leve desequilíbrio. O tempo perdido foi pouco, mas suficiente para não ter mais chance de buscar o primeiro lugar. Com expressão de dor, o brasileiro conseguiu sustentar a segunda posição nos últimos metros.
Essa foi a segunda prova de Alison desde a cirurgia. Na semana passada, ele disputou os 400m rasos na etapa de Silesia. Mesmo não sendo sua principal prova, conseguiu subir ao pódio com o terceiro lugar conquistado.
Campeão invicto da Diamond League em 2022, Alison está focado no Mundial de Atletismo, que será de 19 a 27 de agosto, em Budapeste, na Hungria. Campeão mundial e medalhista de bronze em Tóquio, Piu é esperança de medalha brasileira em Paris.