Foto: Reprodução As obras da City Football Academy Bahia, novo Centro de Treinamento do Esporte Clube Bahia, já têm data definida para sair do papel. O início da construção está marcado para o dia 27 de fevereiro, pouco mais de uma semana após o carnaval, com investimento estimado em R$ 300 milhões.
A informação foi divulgada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, por meio das redes sociais, ao confirmar o pontapé inicial do empreendimento que será a nova casa do clube na Região Metropolitana de Salvador.
Em janeiro, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos concedeu as autorizações ambientais necessárias, liberando oficialmente o começo das obras do complexo, que será implantado em Camaçari.
O projeto será construído em uma área de aproximadamente 60 hectares, às margens da Via Metropolitana BA 535, nas proximidades do pedágio da Concessionária Bahia Norte. O empreendimento reúne um moderno Centro de Treinamento Esportivo e um complexo pluriresidencial, ampliando a presença do clube no município.
O novo CT promete ser o maior e mais moderno da América do Sul, reforçando o compromisso do City Football Group com o Tricolor. A City Football Academy Bahia ocupará uma área total de 560 mil metros quadrados, com 20 mil m² de área construída.
A estrutura esportiva contará com 12 campos de futebol, um miniestádio voltado para jogos das categorias de base e do futebol feminino, além de áreas de hotelaria, alojamentos, centro administrativo e uma unidade escolar voltada à formação de atletas.
Outro ponto de destaque do projeto é o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental, com obras planejadas para reduzir impactos ambientais e preservar a vegetação nativa existente na região.
De acordo com a portaria publicada pelo Inema, o empreendimento será dividido em dois setores. A área esportiva concentrará toda a estrutura de treinamento e apoio ao futebol. Já o setor residencial, localizado do outro lado da rodovia, prevê a implantação de um loteamento com 180 unidades.