Bahia sofre apagão no primeiro tempo, e perde para o Vasco por 3x2 em São Januário 
28/10/2024 | 23:19:34 Paulo Melo
Foto: Letícia Martins/EC Bahia

 Em jogo de cinco gols e emoção até o final, o Vasco venceu o Bahia por 3 a 2 na noite desta segunda-feira, no jogo que encerrou a 31ª rodada do Brasileirão. Payet teve atuação de destaque e conduziu a equipe especialmente no primeiro tempo, com dois gols - Emerson Rodríguez marcou o outro. O time comandado por Rogério Ceni reagiu, diminuiu com Luciano Rodríguez e Ademir e pressionou até o fim, mas não conseguiu evitar a derrota em São Januário.

Como foi o jogo

O 1° tempo foi quase todo o Vasco e teve quatro gols gringos. O time carioca apostou na velocidade (e no lado direito) para marcar três vezes: uma com o colombiano Emerson Rodríguez e duas com o francês Payet. Os baianos reagiram nos minutos finais com a estrela do técnico Rogério Ceni, que colocou em campo Ademir e Lucho Rodríguez, protagonistas do único gol dos visitantes antes do intervalo.

Na etapa final, o ritmo caiu, mas o Bahia aproveitou um contra-ataque para fazer mais um e atormentar os cariocas. O empate só não saiu porque Rafael Ratão, já nos acréscimos, desperdiçou duas chances em uma: ele chutou em cima de Léo Jardim após cruzamento e, no rebote, tocou para fora da meta vascaína.

Gols e destaques

Vasco usa dupla Rodríguez e abre o placar. Diante de um adversário que priorizou a posse de bola nos minutos iniciais, os mandantes apostaram na velocidade e causaram perigo, principalmente, pelo lado direito com os dois pontas de sobrenome Rodríguez: Emerson e Puma. O primeiro aproveitou rebote em chute do segundo e abriu o placar logo depois carimbar a trave: 1 a 0.

Rayan sofre pênalti, e Payet aumenta. Frenético, o time carioca encurralou o Bahia e ampliou pouco tempo depois — a partir de nova jogada pela direita que acabou com pênalti sofrido por Rayan. O experiente Payet chamou a responsabilidade, pegou a bola e não deu qualquer chance de defesa a Marcos Felipe: 2 a 0.

Nocaute francês. O Vasco não diminuiu o ritmo e balançou as redes novamente aos 31 minutos. Galdames desarmou Caio Alexandre já no campo de ataque dos donos da casa e entregou para Payet. Livre, o francês carregou em diagonal, abriu espaço e, com extrema categoria, deslocou o goleiro rival de perna esquerda em chute de fora da área: 3 a 0.

Payet celebra gol do Vasco sobre o Bahia em jogo do Campeonato Brasileiro

Payet celebra gol do Vasco sobre o Bahia em jogo do Campeonato BrasileiroImagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Ceni mexe colhe frutos com ousadia. Incomodado com a inoperância do Bahia, o técnico Rogério Ceni não esperou o intervalo, colocou os atacantes Ademir e Lucho Rodríguez em campo e foi premiado: o ponta recebeu pela direita, cortou e cruzou na medida para o uruguaio, que se antecipou a Maicon e cravou o 3 a 1.

Lucho Rodríguez comemora gol do Bahia sobre o Vasco ainda no fim do 1° tempo

Lucho Rodríguez comemora gol do Bahia sobre o Vasco ainda no fim do 1° tempo

 

Jogadores dão trabalho para Claus. O 2° tempo começou bastante diferente em relação à etapa inicial, e as faltas truncaram um duelo até então veloz em São Januário. Em meio às chegadas mais fortes e às reclamações com Raphael Claus, Thaciano e Maicon receberam amarelo por faltas em Payet e Lucho Rodríguez, respectivamente.

Ademir nas redes. O Bahia usou a velocidade, veneno usado pelo Vasco no início do embate, para deixar o clima tenso nas arquibancadas do estádio carioca. Em contra-ataque, Everton Ribeiro acionou Thaciano, que chutou e viu Léo Jardim espalmar com o pé — a bola, no entanto, sobrou limpa para Ademir, que cabeceou de maneira eficiente: 3 a 2.

Discussão entre vascaínos e drama até o fim. Os minutos finais ficaram marcados por uma discussão acalorada entre dois jogadores dos mandantes: Payet e Léo Jardim. Eles não fizeram questão de disfarçar a insatisfação e bateram boca na frente de Claus, que deu amarelo ao meia. O Bahia tentou aproveitar a tensão para empatar, mas não conseguiu o gol até o apito final — Rafael Ratão, já nos acréscimos, foi o responsável pela última chance nordestina, mas parou em Léo Jardim e, no rebote, mandou para fora.

FICHA TÉCNICA
VASCO 3x2 BAHIA

Data e horário: 28 de outubro de 2024, às 21h (de Brasília)
Competição: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Marcelo Carvalho Van Gasse
VAR: Rafael Traci
Cartões amarelos: Galdames, Maicon, Payet (VAS); Gabriel Xavier, Thaciano (BAH)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Emerson Rodríguez (VAS), aos 11 min do 1° tempo; Payet (VAS), aos 17 min do 1° tempo e aos 31 min do 1° tempo; Lucho Rodríguez (BAH), aos 41 min do 1° tempo; Ademir (BAH), aos 30 min do 2° tempo

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Piton; Mateus Carvalho (Jair), Galdames e Payet (Sforza); Puma Rodríguez (Maxime Dominguez), Emerson Rodríguez (Maxsuell Alegria) e Rayan (Alex Teixeira). Técnico: Rafael Paiva

BAHIA: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Ademir), Everton Ribeiro e Cauly (Rafael Ratão); Thaciano e Everaldo (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni

Compartilhe!
Destaques Destaques
Redes Sociais Redes Sociais
Publicidade Publicidade